quinta-feira, 26 de abril de 2007

Tribunal indiano manda prender o ator Richard Gere


Um tribunal da região do Rajastão, no noroeste da Índia, emitiu, nesta quinta-feira, uma ordem de detenção contra o ator americano Richard Gere e a atriz indiana Shilpa Shetty por causa de um beijo que a estrela de Hollywood deu na bochecha da artista em um ato público, informou a agência PTI.
Esta ordem de detenção, emitida por uma corte da cidade de Jaipur após a denúncia apresentada por um cidadão indiano, é o último episódio da onda de indignação gerada entre os setores mais conservadores da Índia pelos beijos que Gere deu em Shilpa no dia 15 durante uma campanha contra a aids.
Os beijos do ator de Hollywood na vencedora do Big Brother Celebrity britânico desencadearam alguns protestos de extremistas hindus nas localidades de Benarés (considerada a cidade sagrada hindu), Bhopal, Kanpur, Indore, Mumbai e Nova Délhi.
Apenas um dia depois da polêmica aparição em público das duas estrelas de cinema, houve protestos em várias cidades indianas em que fotos de Richard Gere foram queimadas. Shilpa, estrela de Bollywood, o cinema indiano, defendeu Richard Gere e acusou a imprensa pela polêmica criada em entrevista à rede NDTV.
Gere patrocina o projeto Heroes, que procura reduzir o estigma da aids através da educação e da mudança de mentalidade da população, e por este motivo viaja com freqüência à Índia.
Também no estado do Rajastão, o governo regional recusou na quarta-feira que seus colégios de ensino médio ministrem aulas de educação sexual aos jovens, como previa um programa governamental contra a aids subvencionado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Nenhum comentário: